Essa imagem serve para mostrar o que é madeira carbonizada.

O que é madeira carbonizada?

Após saber o que é madeira carbonizada você vai se convencer de que essa representa uma das melhores escolhas para a decoração sofisticada. Além de muito durável, esse produto foge do padrão convencional das cores da madeira maciça.

É ruim comprar decks de madeira e com alguns meses notar a perda de sustentação por ataques de cupins. Essa situação não acontece a quem investe em madeiras carbonizadas, conforme você entende na leitura do texto.

Afinal, o que é madeira carbonizada?

A madeira carbonizada se trata de um nobre revestimento para tetos, cercas e paredes. É feita com matéria-prima de excelente procedência, sem tratamentos químicos.

O produto queima até um certo ponto para alcançar o perfeito estado no tratamento térmico de preservação.

Por ser carbonizada a madeira fica super-resistente. Ela tem um tom negro na superfície. Atualmente parte da metodologia tradicional japonesa para essa produção é mantida, junto com melhorias da engenharia pós-moderna.

Vale destacar que a madeira carbonizada não é:

  • Feita com perfil macho / fêmea;
  • Seca em estufa ou fornos;
  • Queimada com maçarico no pós-instalação.

Ao observar a lista acima dá para perceber que a madeira carbonizada é bem diferente. Isso se comparar com os convencionais revestimentos ocidentais.

Você sabe como chamam as madeiras carbonizadas em japonês? Leia adiante.

Quais as diferenças entre madeira carbonizada Yakisugi e “Shou Sugi Ban”?

O que é madeira carbonizada Yakisugi e “Shou Sugi Ban”? Quais as diferenças?

Existem diversos tipos de tratamentos térmicos para madeira ao redor do mundo. O Yakisugi é uma das variações, segundo informa a famosa arquiteta Dana Buntrock.

Em português “Yaki” significa “carbonizado” e “Sugi” quer dizer “cedro” (ou, Cypress, como dizem na Terra do Sol Nascente).

Academicamente, não há explicações aceitas para o fato (talvez por uma tradução ruim). Mas, no ocidente, Yakisugi tem o nome de “Shou Sugi Ban”, palavras pouco conhecidas no Japão mesmo entre especialistas de arquitetura.

Alguns historiadores da madeira acreditam que o termo Shou Sugi Ban se origina no ocidente em razão de uma confusão na interpretação dos ideogramas japoneses da palavra Yakisugi.

Então, no ocidente, ao encontrar uma oferta de madeira Yakisugi e outra de madeira Yakisugi “Shou Sugi Ban” é provável que seja o mesmo produto (com as diferenças no material, como você vê a seguir no texto).

Madeira carbonizada Ipê e Cumaru em uma linda fachada.

Quais as melhores madeiras para carbonizar?

No Japão se usa a madeira Cypress, justamente por causa da escassez de árvores asiáticas com tronco mais nobre. Isso é resultado da devastação florestal por problemas climáticos ou exploração econômica da terra.

Em países como Brasil ou EUA, o mercado Premium usa as madeiras Ipê e Cumaru. Essas duas opções tem um nível de dureza Janka muito mais forte do que a madeira Cypress.

Cumaru e Ipê, as madeiras mais resistentes do mundo, naturais em países tropicais. Isso explica o porquê de até o Japão reconhecer que madeiras Yakisugi brasileiras são as melhores da Terra, na atualidade.

Diversas madeireiras brasileiras têm aumentado as exportações de Cumaru e Ipê ao Japão. Isso porque o perfeccionismo de muitas famílias japonesas tradicionais exige a instalação dos acabamentos Yakisugi perfeitos.

Como é feita a madeira carbonizada Yakisugi “Shou Sugi Ban”?

Agora você tem uma ideia sobre o que é madeira carbonizada, certo? Então, aprenda como funciona a receita para tornar tudo resistente e com a linda estética negra.

A técnica da madeira Yakisugi é milenar. Na atualidade a produção acontece em serrarias profissionais, com toda a segurança.

Ao longo das décadas para certificar a longevidade e a estabilidade dimensional foi desenvolvido um protocolo de fabricação. Ele funciona assim:

  • Seleção das toras de madeira maciça;
  • Classificação de retilineidade (direção de linha reta) e diâmetro;
  • Análise da densidade, cor e qualidade dos grãos;
  • A madeira selecionada é serrada;
  • As madeiras mais robustas seguem para serem secas ao sol e ar;
  • Depois são tratadas com tratamento térmico;
  • Para finalizar devem ser secas novamente (podendo ou não existir escovação para obter outra aparência).

Aprenda outros detalhes no vídeo:

Como funciona o tratamento térmico da madeira carbonizada?

A madeira maciça se é carbonizada melhora a longevidade, indica a especialista na história da arquitetura japonesa, Mira Locher. A carbonização protege contra insetos, cupins e fungos.

Os tipos de madeiras Ipê e Cumaru carbonizados duram 1 século ou por tempo superior. Essa durabilidade nos ambientes externos da fauna brasileira e internacional!

Cumaru e Ipê têm grãos secos. Secam rápido. São flexíveis e ricos em taninos. Ao comparar com outras árvores, essas duas respondem melhor ao tratamento com fogo.

Mesmo ao trabalharem por séculos com Cypress, os japoneses estão convencidos de que as madeiras ideais para carbonizar são Ipê e Cumaru.

Madeira carbonizada Yakisugi

A história e a beleza da arquitetura Yakisugi

Não se sabe ao certo quando a surge a técnica Yakisugi na história. Talvez tenha surgido junto com as construções de barcos ao longo do Mar Interior de Seto, no arquipélago japonês .

Naquela época, cascos dos barcos e partes das docas tinham a madeira carbonizada para melhorar a conservação no ambiente marítimo.

De lá para cá, essa tecnologia ganhou os revestimentos externos verticais e horizontais. Presentes em decks, painéis, tetos internos, entre outros exemplos.

No decorrer dos dois últimos séculos o Japão ditou a moda arquitetônica do pensamento ocidental. A parede monolítica preta com deck carbonizado ganhou a cena no mundo inteiro por ser uma opção aceita de modo sustentável e muito desejado pela estética.

Quais as vantagens da madeira carbonizada?

Hoje em dia a madeira carbonizada Yakisugi “Shou Sugi Ban” é sinônimo de algo chique. Ela une longevidade com beleza visual. Entre os principais benefícios estão:

  • Tem em Ipê ou Cumaru, os dois tipos de troncos com alta demanda no mercado de luxo;
  • Pode resistir a intempéries climáticas e ataques de insetos ou fungos;
  • Resiste a fogo e ao surgimento da podridão;
  • Possui muito mais durabilidade;
  • Está disponível para ambientes externos ou internos;
  • Agrega o diferencial decorativo com a alta resistência da madeira maciça;
  • Serve para decorar ambientes com luxo e sofisticação;
  • É uma inspiração decorativa do Japão antigo que faz sucesso na pós-modernidade global.

Enfim, o texto de hoje revela o que é madeira carbonizada. Também informa a superioridade de Cumaru e Ipê na comparação com Cypress para receber a técnica Yakisugi “Shou Sugi Ban”. No presente representa uma produção de luxo, sucesso na alta moda arquitetônica urbana ou campal.

A Madeira Carbonizada na Arquitetura é uma tendencia Japonesa que vem desde milhares de anos. Muito utilizado no Japão, pratica tradicional japonesa milenar, nas residências para ter uma maior durabilidade a Madeira Carbonizada também chamada Shou Sugi Ban. Atualmente nos melhores projetos a Madeira Carbonizada se tornou um item muito desejado seja pela sua beleza e pela sua durabilidade. O processo da Carbonização da Madeira tem duas finalidades, aumentar a durabilidade e deixa-la preta, ou seja, mais exclusiva. No Brasil recomendamos utilizar a madeira Cumaru ou madeira Ipe para fazer a Madeira Carbonizada por serem madeiras extremamente duras e belas. Na arquitetura o uso da Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban, processo no qual a madeira é carbonizada e se torna preta, ou seja uma madeira de cor negra/preta e super resistente, muito mais resistente que a madeira natural normal. Para revestimento externo de residências e ambiente comerciais a madeira Carbonizada é um item extremamente belo, exclusivo e resistente. No Brasil alguns arquitetos de renome já utilizam a Madeira Carbonizada nos melhores projetos, sendo projetos exclusivos, grandiosos e luxuosos.
No Brasil usamos as madeiras Cumaru e madeira Ipê para carbonizar por serem madeiras de extrema qualidade, dureza e resistência a intempéries. Após muitos testes não recomendamos utilizar a madeira Pinus e madeiraEucalipto para fazer a carbonização. Para os melhores projetos, melhores arquitetos utilizem a Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban Cumaru/Ipê.
A Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban é recomendável para áreas externas e internas, podemos revestir paredes, portas e também para Decks de Madeira Carbonizado.
Já imaginou uma piscina com Deck de Madeira Carbonizado Shou Sugi ban? Luxo total.
Atualmente nos melhores projetos arquitetônicos da América do Norte, Europa e Oriente verão varias obras utilizando a Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban.

Atendimento Online
Atendimento Via WhatsApp