Beleza da Madeira Carbonizada

O Japão é um país sinônimo de ancestralidade, minimalismo… É uma cultura fascinante que une a tradição com a modernização.

Japão e Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban

A tecnologia japonesa tomou conta do mundo nas áreas técnicas e artísticas. Na arquitetura, o país é caracterizado por trabalhar com diferentes materiais e técnicas construtivas de grande notoriedade no mundo, como a recriação do processo para fazer a Madeira Carbonizada.

A técnica japonesa Yakisugi ou Shou sugi ban foi criada a mais de 300 anos para tratar as madeiras que eram utilizadas na construção das tradicionais vilas de pescadores na ilha de Naoshima. O objetivo era combater os possíveis danos causados pelas mudanças drásticas no clima e qualquer agressão nas construções causadas pelo mar.

A Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban é o processo de queima da camada externa da madeira por meio de fogueiras para produzir madeira carbonizada, para ser empregada na arquitetura e fabricação de móveis, com durabilidade de 80 a 100 anos sem a necessidade de manutenção esporádica.

Processo de Madeira carbonizada arquitetura

Atualmente, a técnica de Madeira Carbonizada é feita com a ajuda de um maçarico que queima as primeiras camadas da madeira, permitindo que as fibras externas da madeira reajam ao fogo. Depois, ela é lavada para tirar os resíduos, é seca para aplicar um óleo que dá uma tonalidade com um brilho bem sutil, mas mantendo a forma mais natural, com destaque para as fissuras e veios das madeiras usadas, sendo mais comum o uso do cedro japonês.

A Madeira Carbonizada deixa as residências imunes ao ataque de cupins, fungos e agressões naturais, por várias décadas. A madeira é usada para a produção de elementos arquitetônicos incríveis que tem ganhado cada vez mais espaço nas mostras de decoração, mostrando o equilíbrio da tradição com a modernidade.

Esse método representa a cultura no design, arquitetura, moda, com bela transformação estética inovadora. Nos dias de hoje, a Madeira Carbonizada Shou Sugi Ban é usada nos projetos de construções mais populares, fazendo com que as tábuas vedadas e tratadas produzam fachadas de uma forma singular.

No Japão, a técnica da Madeira natural Preta foi deixando de ser usada, com o desenvolvimento de outros materiais mais vantajosos para aplicação na construção.

Deck piscina com Madeira Carbonizada

O Deck piscina de Madeira Carbonizada possui a vantagem de poder ser aproveitado em boxe de banheiro, varandas de casas e apartamentos, solarium, etc., fornecendo um aspecto natural para o ambiente.

Os decks são plataformas que conseguem assumir várias formas e contornos para serem apoiadas em cima do piso, e que podem ser tranquilamente retiradas para fazer a limpeza no local.

Com um bom cuidado, a madeira poderá ser molhada, desde que seja seca bem rapidamente e encostada na água, para evitar que se deteriore.

Instalação do Deck piscina de Madeira Carbonizada

Durante a instalação, é necessário deixar frestas de 2 ou 3 mm entre as réguas para que a água possa escoar, impedindo que pequenos objetos passem. As peças de madeira são pregadas ou aparafusadas em barrotes, e entre o deck e o elemento de sustentação, devem ser usados espaçadores.

Os barrotes precisam ficar protegidos do contato direto com a água, sendo recomendado que eles sejam pintados com tinta impermeabilizante. Também, são instalados espaçadores em baixo do barrote, para que não fique encostado no contrapiso.

Um Deck piscina que é o instalado na varanda deve ficar alinhado com o piso interno, evitando degrau. É preciso calcular o desnível do contrapiso para que, junto com os barrotes, possam conseguir fazer o alinhamento.

Manutenção de Deck com Madeira Carbonizada

Infelizmente, como desvantagem, o deck de madeira precisa de uma manutenção periódica, porque ela fica exposta nas partes que recebem muito sol ou no boxe, por causa do contato com produtos de higiene como sabonete e xampu. Por isso, para protegê-la, é preciso realizar uma manutenção anual, com o uso de verniz e filtro solar.

Nos dias de hoje, existe uma variedade de opções de vernizes impregnantes, que não formam película, e são absorvidos pela madeira, que fica protegida. O processo de manutenção é bem simples, não tendo a necessidade de raspar e lixar para reaplicar uma camada de verniz, diminuindo o trabalho e a poeira. Quando o deck fica na sombra, é ainda melhor, porque a manutenção pode ser mais espaçada, por até dois anos. Com a Manutenção de Deck com Madeira Carbonizada sendo realizada da forma correta, os projetos podem ser aplicados até nas regiões mais úmidas.

Mas, se a manutenção não é realizada da forma correta, ao invés da bela Madeira natural Preta, a plataforma terá uma aparência acinzentada parecida com madeira envelhecida.

Tipos de Deck piscina de Madeira Carbonizada

Uma grande novidade dentro de nosso país são os decks feitos de madeiras mais duras por causa da maior resistência mecânica, como Cumaru e Ipê. Essas madeiras são de extrema qualidade e, por isso, indicadas para a aplicação nas áreas externas, sem a necessidade de uma manutenção constante.

Deck Ipê e Deck Cumaru

O Deck Ipê é o que possui uma maior durabilidade, podendo durar até 75 anos. Ele tem uma alta densidade e precisa de manutenção e, normalmente, revitalizado por duas vezes ao longo de sua vida útil. O Deck Cumaru é o segundo em durabilidade, podendo chegar a mais de 50 anos e, sendo uma grande opção para os consumidores.

A Madeira Carbonizada

Quem deseja ter um próprio deck, cheio de beleza e sofisticação, com um toque de modernidade, a empresa Madeira Carbonizada é a melhor opção. Ela oferece tudo o que é novidade no mercado brasileiro de construção. A Madeira Carbonizada produz os melhores decks para piscina feitos de madeiras Cumaru e Ipê carbonizadas.

Os arquitetos brasileiros, americanos e europeus vêm adotando cada vez mais em seus projetos arquitetônicos, as madeiras Cumaru e Ipê carbonizadas. Isso, porque o material é lindo e extremamente resistente, com quase nenhuma manutenção. É a única Madeira natural Preta que pode ser utilizada em áreas externas dando um ar de elegância e vanguarda.